top of page
Buscar
  • Foto do escritorFelipe Zardin

Meu conteúdo é ideal para SITE OU BLOG?

Vivendo na era da informação, o marketing de conteúdo está na ordem do dia para todos os que empreendem na internet.

Bem-vindo a mais um post do nosso blog. A dúvida entre site ou blog é muito comum nos momentos que envolvem o planejamento de uma estratégia de marketing. Isso se deve ao fato de que, para toda e qualquer marca que almeje ganhar visibilidade no meio digital, é necessário que crie veículos de informação que engajem o público, fazendo com que a interação entre público-alvo e marca seja intensa e atraia novos negócios.

“Empresas que costumavam usar a mídia para entregar informações, agora elas mesma tornaram-se a mídia” – Andrew Nachison, diretor executivo e cofundador da We Media

Entendendo por onde começar: O ponto principal de diferenciação entre blogs e sites está no conteúdo.


Isto é, sites, de modo geral, fazem a representação de ideias e/ou organizações que pretendem marcar uma presença mais relevante na web. Não demandam modificações constantes, e traduz através de páginas a estrutura de uma marca, as informações de um produto ou serviço, os diferenciais, as características, os dados de contato e a história que se quer contar.


O que é diferente de um blog, que se caracteriza por ser um suporte vivo de divulgação de informações e que, por isso, precisa ser constantemente realimentado, ficando renovado com informações bastante atualizadas. Mais importante ainda sobre um blog é o fato de conter a opinião, seja do criador, seja da empresa, de forma mais clara e direta.


Ambos são importantes não apenas para a prospecção de clientes, mas contribuem também no processo de educação a respeito de uma marca


Tempo e organização


Você deve ter em mente que, para ambos, é necessário organização de conteúdo e dados e tempo, isso porque você precisará organizar o caminho pelo qual o seu leitor irá percorrer dentro do seu site, para entender a complexidade das informações e a entrega da sua ideia, marca ou produto. Isso significa que existe um desenho e um fluxo que deve ser pré definidos antes de você começar a construir o seu site/blog, para não haver retrabalho ou confusão na comunicação.


Filtro: você deve filtrar as informações de modo a manter online conteúdos que explique de forma sucinta sua ideia, marca ou produto. Opte por um design clean e que esteja de acordo com o padrão da sua identidade visual, use textos diretos e de fácil compreensão e coloque de forma visível botões, ícones, links e destaque tudo que for importante para as pessoas conhecerem antes de sair do seu site. Deixe seus contatos disponíveis, "NEM TODO MUNDO GOSTA" de preencher formulários, se for possível crie links diretos de contato para o seu whatsapp, redes sociais e e-mail.


Em um site, você não pode simplesmente fazer um Ctrl+C, Ctrl+V de textos, você deve criar um design atraente, deve encantar, ser criativo e claro sobre as coisas. Já para um blog você deve cuidar para criar textos com conteúdos relevantes que façam sentido para o leitor refletir ou aprender algo novo, mas que tenha relação direta com a sua oferta.


Escolher entre site ou blog é uma tarefa que não necessariamente precisa de respostas exatas. Sim, é isso mesmo!


Na verdade, a resposta é bem simples. Em uma boa estratégia de marketing, tanto um quanto o outro devem ser vistos de forma complementar, alimentando o usuário com informações pertinentes e inseridas de maneira estratégica, tudo dependendo do seu momento e do TEMPO disponível para executar as atividades que envolvem a atualização de conteúdo.


Fator custo x benefício


Antes mesmo de você realizar a compra de um plano para site - um domínio - hospedagem e outros valores, você deve ter em mente que este não é um custo baixo, mas, se você executar de forma estratégica, ele se tornará um investimento de longo prazo com retornos positivos.


Faça uma pesquisa sobre o que as plataformas digitais oferecem em seus planos:

  • Hospedagem e domínio inclusos em um mesmo pacote;

  • Relatórios de acesso;

  • Vinculação ao Google Pesquisa e Analytics;

  • Flexibilidade de estrutura e design;

  • Fácil compreensão de manuseio;

  • Aceitem pedidos de compra através de e commerce;

  • Vinculem e aceitem compartilhamentos em suas outras plataformas como redes sociais,

  • Tamanho de armazenamento;

  • Opções de captura de Leads;

  • Estrutura para vídeos, aulas EAD ou bate papo;

  • Site/Blog em uma mesma estrutura;

  • Backup de segurança;

  • E assim por diante...

Se você não se sentir seguro em criar um site/blog sozinho, configurar e gerenciar o seu site, procure uma ajuda profissional, com certeza será um investimento bem aplicado.


Inspire-se

Somos especialistas na criação e gestão de WEB SITES E BLOGS. Para acompanhar todas as novidades da Rabiscos, incluindo dicas para criar sites e posts interessantes, vá ao nosso site e explore as opções. Encontre inspiração para começar a criar seu conteúdo, e precisando de ajuda é só falar comigo. Boa sorte!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page